alguns dos animais do oceano

o tubarão

Os Tubarões fazem parte de uma família muito antiga de animais. Os primeiros existiram há cerca de 200 milhões de anos antes dos dinossauros, sofrendo muitas mudanças ao longo do tempo. Hoje existem aproximadamente 375 espécies de tubarões pelo mundo.

   Os tubarões são peixes valiosos, pois desempenham um papel importante na limpeza dos oceanos, tragando animais mortos e refugos.

   Os tubarões são os animais mais capacitados sensurialmente. Tem uma capacidade incrível de perceber estímulos de todos os tipos, sendo capaz de perceber uma gota de sangue em um milhão e meio de gotas de água a uma distância de 30 metros. O olfacto é fantástico, a sua audição e a linha unilateral estão ligadas e por isso consegue localizar a sua presa através dos impulsos eléctricos. São carnívoros tendo em sua dieta composta de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros animais. Habitam as águas costeiras e oceânicas, desde a superfície ao fundo em quase todos os oceanos e mares. Podem viver até 80 anos.

   Em gral preferem nadar em águas mornas o que os faz nadar em direção ás praias. Ao contrário do que se pensa, os tubarões não gostam de carne humana, mas sim os confudem como suas presas e por isso atacam. Dentro das 375 espécies existentes, cerca de 30 já atacaram os seres humanos, e desses 30 apenas 5 são considerados os mais perigosos. São eles:

                          - Tubarão Braco;

                          - Tubarão Tigre;

                          - Tubarão Cabeça-chata;

                          - Tubarão Galha preta;

                          - Tubarão Mangola.

Baleia

A baleia – azul, é o maior animal que se sabe já ter habitado a Terra. Em média medem entre 23 e 25m, mas podem chegar aos 30m de comprimento, e pesam cerca de 110 toneladas. As fêmeas são maiores que os machos da mesma idade e podem chegar a pesar 130 toneladas. Este tamanho só foi possível de alcançar por viverem exclusivamente no meio aquático, que ajuda a sustentar o grande peso dos seus corpos, que seria demasiado para ser suportado pelos seus ossos, caso vivesse em terra.
A sua alimentação parece consistir maioritariamente de pequenos crustáceos, principalmente eufasiáceos (parecidos com pequenos camarões), que são consumidos em grande quantidade. Devido aos sulcos que possui na parte inferir da boca que se expandem formando uma bolsa, o animal pode tomar um grande volume de água e alimento na boca. A água é em seguida expelida com o auxílio da língua, e corre através das "barbas" aprisionando o alimento. Desta maneira, durante o verão, uma baleia – azul pode consumir num único dia oito toneladas de alimento.
           Esta espécie é cosmopolita, isto é, pode ser encontrada em todos os oceanos, embora as populações tenham diminuído bastante devido à captura comercial.
Estes animais, de uma forma geral, fazem migrações pendulares deslocando-se durante o verão para latitudes mais altas, procurando as águas mais frias e altamente produtivas à volta das calotes polares. Durante o Inverno retornam às águas tropicais ou temperadas onde ocorre a maior parte da actividade sexual e dos nascimentos.
A maturidade sexual é atingida por volta dos 10 anos de idade, ou quando os machos tem em média 22m e as fêmeas 24m. A gestação dura aproximadamente 12 meses e há um intervalo entre gestações que pode variar entre os 2 e 3 anos. As crias nascem em média com 7 a 8m de comprimento e com 2.5 toneladas. São amamentadas durante cerca de 8 meses, consumindo 380litros de leite por dia, e quando se tornam independentes das suas mães têm 16m e pesam quase 21 toneladas.
Tartarugas marinhas

As tartarugas marinhas são animais solitários e possuem a audição, a visão e o olfacto desenvolvidos, além de uma grande capacidade de orientação. Medem dois metros de comprimento e pesam 600 kg. As tartarugas marinhas podem ser vegetarianas, carnívoras e omnívoras. Elas se alimentam de águas-vivas e de sua fauna acompanhante. Infelizmente, muitas vezes elas confundem sacos plásticos ou celofane com águas-vivas e morrem por indigestão. Sua boca não possui dentes, somente mandíbulas com bordas afiadas. Podem dormir na superfície quando estão em águas profundas ou no fundo do mar, sob rochas, em áreas próximas à costa.
   O acasalamento começa com a fêmea escolhendo o macho para namorar e inicia-se com mordidas no pescoço e nos ombros. Uma fêmea pode realizar em média de três a cinco desovas para uma mesma temporada de reprodução, com intervalos médios de 10 a 16 dias. No Brasil, as desovas acontecem entre os meses de Setembro e Março. Os filhotes rompem os ovos e nascem após 45 a 60 dias de incubação em média. Eles podem ser atraídos pelas luzes das estradas ou dos hotéis na beira da praia, o que faz com que eles morram. Todo ano as tartarugas marinhas vão à praia para botar seus ovos. Muitas vezes seus filhotes são capturados por predadores, como por exemplo, caranguejos, abutres, polvos e peixes. Seus filhotes botam seus ovos na mesma praia em que eles nasceram. Normalmente de cada cem filhotes apenas um consegue sobreviver.

   Existem sete espécies de tartarugas marinhas:
       - Cabeçuda
       - De pente
       - Verde
       - Oliva
       - De couro
       - Flatback
       - Lora ou Kemps Ridley

   Seu antepassado era Testudo Atlas e viveu no período Pleistoceno. Ele era o maior quelônio existente na Terra, com 2,5 metros de comprimento e pesava 4.000 kg. Viveu na Ásia (Índia).
O Golfinho
O golfinho – comum (Delphinus delphis) é uma espécie abundante e com uma distribuição muito vasta, sendo encontrada na maioria das águas temperadas, subtropicais e tropicais do mundo. Esta espécie é frequentemente avistada em zonas costeiras, mas afeiçoa também as zonas pelágicas, onde segue as irregularidades topográficas. Os indivíduos adultos medem entre 1,7 e 2,6m e pesam perto de 80kg, chegando a um máximo de 136kg. As fêmeas costumam ser um pouco mais pequenas que os machos. O golfinho – comum é uma espécie muito social, o tamanho dos grupos variando entre 20-30 indivíduos e algumas centenas ou milhares de animais. Esta espécie alimenta-se essencialmente de pequenos peixes pelágicos (sardinhas, chicharros, pescadas, anchovas…) e cefalópodes (polvos, lulas e chocos). Consoante a zona geográfica, as fêmeas atingem a maturidade sexual entre os 3 e os 12 anos de idade, e os machos entre os 5 e os 12 anos. O período de gestação varia entre 10 e 11 meses, e o intervalo entre duas gestações é de 1 a 2 anos. As crias tornam-se independentes com cerca de um ano de idade.